O CFC Viacentro atende todas as categorias de habilitação.

Conheça as características de cada uma das categorias de CNH, previstas no Código de Trânsito Brasileiro:

Categoria Descrição
ACC Todos os veículos ciclomotores e elétricos de duas ou três rodas, cuja cilindrada não ultrapasse 50cc, independentemente da existência ou não de pedais auxiliares.
A Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
B Veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda a lotação e capacidade de peso para a categoria. Não abrangido pela categoria “A”.
C Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria “B”. Não abrangido pela categoria “A”.
D Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares e, todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”.
E Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.

Requisitos para realizar o processo para obtenção da CNH:

  • Categoria “C” – O Candidato tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos, e ainda, estar habilitado no mínimo há um ano na categoria “B” e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. Poderá dirigir cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos), para a realização deste curso o motorista deve ser maior de 21 (vinte um) anos. Obrigatório a realização do exame toxicológico.
  • Categoria “D” – Candidato tenha a idade mínima 21 (vinte e um) anos, e ainda, esteja habilitado no mínimo há dois anos na categoria “B”, ou no mínimo há um ano na categoria “C” e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 (doze) meses; para transporte de passageiro deverá ter o curso especial apropriado, também poderá dirigir cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos). Obrigatório a realização do exame toxicológico.
  • Categoria “E” – Candidato tenha a idade mínima 21 (vinte e um) anos, e ainda, esteja habilitado no mínimo há um ano na categoria “C”, ou no mínimo há um ano na categoria “D” e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 (doze) meses; para transporte de passageiro deverá ter o curso especial apropriado, também poderá dirigir cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos). Obrigatório a realização do exame toxicológico.
Facebook