MAIO AMARELO: RESPEITO E RESPONSABILIDADE, PRATIQUE NO TRÂNSITO

Você sabia que os acidentes de trânsito são ranqueados em primeiro lugar como principais responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, ficam em segundo lugar para a faixa de 5 a 14 anos, e em terceiro lugar para a faixa de 30 a 44 anos?

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), contabilizou, em 2009, aproximadamente 1,3 milhão de mortes causadas por acidente de trânsito em 178 países. Estima-se que aproximadamente 50 milhões de pessoas tenham sobrevivido, no entanto apresentam alguma sequela.

O mais preocupante é que o número de acidentes de trânsito não para de subir. Acompanhamos diariamente nos noticiários o aumento na taxa de acidentes e mortes onde, grande parte dos casos, são causados por imprudência e até mesmo desinformação.

Você conhece o Maio Amarelo?

 O maio amarelo tem como propósito chamar a atenção da sociedade para o constante aumento na taxa de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo deste movimento é gerar, de forma coordenada, ações entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta assuntos relacionados à segurança no trânsito e, consequentemente, conscientizar toda a sociedade de que esta é uma pauta coletiva e de responsabilidade de todos.

O envolvimento de diversos segmentos como órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil é de grande importância para a discussão do tema. Com isso, espera-se maior engajamento em ações de trânsito a fim de se propagar o conhecimento abordando toda a dimensão que a questão do trânsito exige.

Por que Maio Amarelo?

 A Organização das Nações Unidas decretou, em maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito e, com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito e, por este motivo, foi escolhida como cor símbolo desta importante campanha.

Maio Amarelo em 2021

Neste ano, a campanha do Maio Amarelo coloca em debate as atitudes que têm faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.

Para José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança, esta reflexão traz ao debate a atual situação que encontramos no trânsito, impaciência e intolerância.

Sabemos que este assunto é responsabilidade de todos e, por isso, precisamos analisar nossas ações no trânsito, seja como condutor ou pedestre. Apenas com ações coletivas e concretas poderemos melhorar os assustadores índices  relacionados aos acidentes de trânsito. Está em nossas mãos mudar esta situação.




Deixar um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com (*).

Você pode usar estar tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>